segunda-feira, 10 de março de 2008

Política Educacional e Educação Física

Quando falam em professor de educação física, vem logo a lembrança de um "sujeito" alto, musculoso, ou seja, o dono de um bom porte físico. Na escola, o professor de educação física tem uma variedade de assuntos para abordar perante aos alunos. Assim como, vários são os métodos de ensinos desta área. Um dos mais utilizados é o das ciências, que vem abordando os conhecimentos dos corpo e o estudo dos movimentos e suas consequências, e assim os seus resultados.
Cabe ao educador físico noções básicas dos esportes, não só na prática como também a teoria e aplicar aos seus alunos, sem cobrá-los resultados satisfatórios, assim como se fossem atletas profissionais, mas buscar acima de tudo o espirito de participação e de coletividade entre os alunos.
É preciso que valorizem e respeitem o profissional de educação física, pois ele é peça fundamental para os estudos e aprimoramentos das ciências biológicas e humanas, assim como o ensino.

2 Comentários:

Às 10 de março de 2008 às 18:49 , Blogger Epistemologia da Educação Física disse...

Prezado Fábio Ferreira, aqui estão os comentários sobre seu resumo do texto "Epistemologia da educaçãof´siica".
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro), seu texto não constituiu um resumo propriamente, mas é possível a partir dele desenvolver um resumo. Se você se atentar aos meus comentários, perceberá como um resumo deve ser escrito. Algo que, sabemos, não é tarefa fácil, e que somente com treino e referência a exemplos, a aprendizagem poderá se dar, até que você se torne autônoma na tarefa. Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita. Primeiramente, corrija o título do resumo para a seguinte forma:

Resumo: BRACHT, Valter. Epistemologia da educação física. In: Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2o ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

Como se trata de um resumo, tal como descrevi acima, segundo os critérios a serem cumpridos, você deve iniciar o texto expondo em primeiro lugar o “tema central” do texto da seguinte maneira: “O texto aborda a questão da crise de identidade da educação física devido à sua indefinição epistemológica. Para tanto, o autor parte de uma perspectiva histórica e crítica a fim de elucidar o problema...” Contudo, você inicia diretamente com uma idéia expressa pelo autor no texto, que está no meio de seu raciocínio inicial. Cabendo uma correção de interpretação, o autor não reduz “o desejo de ciência” da educação física, ao simples fato de os profissionais desejarem status. A questão está relacionada com o fato de a educação física necessitar de tantos campos científicos, que acabou por gerar uma necessidade de posicionamento epistemológica no interior do campo científico em geral, até mesmo para determinar seus instrumentos e perspectivas. Assim, o problema de ela ser ou vir a ser uma ciência mãe, está vinculada à construção de um objeto próprio. Primeiro, não se utiliza “eu” em resumo, deve-se fazer referência sempre à terceira pessoa do singular “ele”. Por fim, corrija a questão da medicina completar todas as outras ciências. O autor não diz isso. Na verdade, o autor quer dizer que esse tipo de coisa física é a única coisa que o professor pode prever, e o que ele não pode prever é o que está além da física dos fenômenos, isto é, o humano e seu comportamento sempre inesperado. Quanto à questão da abordagem, reveja que o autor diz que além das perspectivas, há também o problema da abordagem. Por exemplo, você pode analisar um fenômeno pela via da psicologia. Contudo, perguntamos sobre qual psicologia utilizará: comportamental? Gestalt? Psicanálise? Experimental? Etc. Retome as conclusões finais e comente sobre a motricidade humana.

Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.

 
Às 1 de abril de 2008 às 16:38 , Blogger Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Fabricia,
Coloque o título adequado ao formato de Referência Bibliográfica:

Resumo: VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V. 25, n. 1, p. 9-20, setembro de 2003.

Lembro que um resumo deve conter: os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Embora o resumo esteja bom, você comete o mesmo equívoco de Fernando e Tarcisio. Ao iniciar corretamente já explicitando o tema central fazendo referência ao artigo\texto, cumprindo assim o primeiro critério, você se equivoca textualmente na primeira linha. Você diz: “O texto apresenta a ruptura marcante da tradição surgida na Europa entre os anos de 1810 e 1820...” Atente-se, pois o equivoco é um detalhe sutil: perceba que você está dizendo sobre uma “tradição surgida na Europa” que foi rompida. Veja bem, está certo que uma tradição foi rompida e que se tratava de uma tradição européia, mas essa tradição não ocorreu entre os anos de 1810 e 1820, esses são os anos em que se inicia o processo de ruptura, pois a tradição remonta épocas anteriores. Digamos que você pensou certo, assim como nosso colega Fernando, mas escreveu de maneira equivocada. Assim ficaria melhor você escrever: “O texto apresenta a ruptura marcante, no decorrer do século XIX, da tradição surgida na própria Europa...” A partir daí seu resumo está escrito claramente. Mas, sugiro abordar o surgimento do “dinamômetro” e a “pedagogia”. Você destaca bem a mudança da cultura. Por fim, sugiro que tente cada vez mais, se libertar das palavras e frases do texto, no sentido de adquirir uma maior autonomia da escrita, que epistemologicamente, significa uma maior autonomia no pensar, as bases você já tem.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial